terça-feira, 27 de janeiro de 2009


PROGRAMA DE APOIO A PESSOA IDOSA - API


Apoio técnico e financeiro a serviço de proteção social básica na modalidade de Centro de Convivência, destinado ao atendimento da pessoa idosa vulnerabilizada pela pobreza. Consiste no fortalecimento de atividades associativas, produtivas e promocionais, contribuindo para autonomia, envelhecimento ativo e saudável, prevenção do isolamento social, socialização e aumento da renda própria.

Objetivo:


· Assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, conforme preconizam a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a Política Nacional do Idoso (PNI) e o Estatuto do Idoso.

Público-alvo:


250 Idosos com 60 anos ou mais, vulnerabilizados pela pobreza.

Como funciona:

Esta modalidade de atendimento conta com o apoio técnico e financeiro fornecido pelo Governo Federal aos Estados e municípios em sistema de co-financiamento, em que a Prefeitura Municipal de Itaú/RN entra com uma contrapartida, para o atendimento da pessoa idosa vulnerabilizada pela pobreza. O Programa de Atenção à Pessoa Idosa vem atendendo em Itaú/RN, através do Projeto Conviver, a uma média de 250 idosos em grupo de convivência de 8 horas semanais.

Seu público alvo é de idosos a partir de 60 anos de idade em situação de vulnerabilidade, sendo realizado um trabalho com a finalidade de assegurar os direitos sociais do longevo, promovendo sua maior participação nas atividades sociais.

As atividades do grupo de idosos/as do Projeto Conviver acontecem uma vez durante a semana com grupos alternados, de segunda a sexta-feira. As categorias de atividades contempladas no cronograma e trabalhadas no Projeto Conviver são:


§ Artística ou cultural (folclore, música, dança, teatro, pintura, artesanato, oficinas, brincadeiras, etc.);
§ Educativa: palestras, seminários, filmes e vídeos, cursos em diversos níveis, incluindo alfabetização e apoio pedagógico;
§ Sociabilidade: confraternizações em datas comemorativas;
§ Físicas: ginástica, alongamento, caminhadas leves, jogos, dinâmicas de grupo;
§ Passeios;
§ Encaminhamentos;

§ Calendário de Festas Fixa:


- Miss 3ª Idade
- Carnaval
- Aniversariantes do mês
- Comemoração do Dia do Idoso
- Páscoa
- Comemoração do Dia das Mães
- Festa Junina
- Comemoração do Dia dos Pais
- Natal

Coordenador: Maria das Dores Ferreira
Local da Coordenação: C.C.A. S / Escritório da COOAPIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário